Safra de laranja é encerrada com volume menor que o esperado

O fechamento da safra de laranja 2021/22 do cinturão citrícola de São Paulo e Triângulo/Sudoeste Mineiro, divulgado nesta segunda-feira (11) pelo Fundecitrus, encerrou em 262,97 milhões de caixas de 40,8 kg. O resultado final foi 10,61% menor do que o volume incialmente esperado, publicado em maio de 2021, constituindo uma quebra expressiva de 31,20 milhões de caixas na estimativa.

De acordo com os dados divulgados pelo Fundecitrus, a redução drástica das chuvas, que ficou 27% abaixo da média histórica, e as geadas atípicas de alta intensidade inibiram o crescimento das laranjas e contribuíram para o aumento da queda prematura de frutos, reduzindo a quantidade de laranjas que chegaram à colheita – configurando o segundo ano consecutivo de uma safra pequena, explica o coordenador da Pesquisa de Estimativa de Safra (PES) do Fundecitrus, Vinícius Trombin. “Na estimativa que divulgamos em maio de 2021, já estava contemplado um menor volume de chuvas que afetaria a produtividade dos pomares. Mas como enfrentamos a pior seca de quase um século, os danos foram maiores que o esperado”, completa.

Embora este tenha sido um ciclo de bienalidade positiva, ano em que as plantas produziriam uma quantidade maior de frutos, as condições climáticas adversas fizeram com que os pomares perdessem produtividade, fazendo a safra recuar 2,11% em comparação à temporada anterior.

Fonte: Site Agrolink | Data da publicação: 11/04/2022

Deixe uma resposta