Safra de laranja 2022/23 do cinturão citrícola de SP e MG é estimada em 316,95 milhões de caixas

Portal Agro Credicitrus - imagem de suco de laranja

De acordo com o coordenador da Pesquisa de Estimativa de Safra (PES) do Fundecitrus, Vinícius Trombin, o resultado desses anos foi a descontinuidade do ciclo bienal de produção, caracterizado pela alternância anual entre safras altas e baixas.

O retorno das chuvas no início de outubro de 2021 e a manutenção das precipitações de forma bem distribuída, com temperaturas do ar abaixo da média histórica, contribuíram para a regularização do nível de umidade do solo. A precipitação média acumulada no cinturão citrícola teve volume 22% abaixo da normal climatológica, mas 16% maior do que o acumulado no mesmo período do ano anterior.

Esse cenário positivo em relação à temporada anterior deve se manter até o encerramento da safra, por isso, a projeção é que o peso médio das laranjas no ponto de colheita chegue a 158 gramas, 10,49% acima da safra passada, mas 3,66% abaixo da obtida nos últimos sete períodos. A produtividade média, nesta temporada, é estimada em 920 caixas por hectare e 1,86 caixas por árvore, contra as 760 caixas por hectare e 1,58 por árvore colhidas na safra 2021/22.

Em relação à produtividade por setor, o Sudoeste, que inclui as regiões de Avaré e Itapetininga, deve apresentar o maior índice, com 1.107 caixas por hectare, recuperando-se da queda de 21,4% que ocorreu na safra passada.

“A nova safra promete ser pujante para os produtores, mesmo diante de desafios que são inerentes à citricultura. O setor tem o privilégio de contar com a experiência dessas pessoas que, historicamente, têm levado nossa citricultura ao sucesso contínuo”, afirma.

Raio-x do parque citrícola

De acordo com o gerente-geral do Fundecitrus, Juliano Ayres, para o inventário deste ano, o mapeamento georreferenciado, realizado pela primeira vez em 2015 e renovado em 2018, passou por uma atualização completa para a composição do trabalho.

A taxa de queda média projetada é de 20%. Essa taxa é aplicada sobre o número de frutos que se encontra nas árvores em maio de 2022, momento em que os dados foram computados. 

A realização da Pesquisa de Estimativa de Safra conta com a cooperação da Markestrat, FEA-RP/USP e FCAV/Unesp.

O relatório completo está disponível em  https://www.fundecitrus.com.br/pdf/pes_relatorios/2022_05_26_Sumario_Executivo_da_Estimativa_da_Safra_de_Laranja_2022-2023.pdf.  

Para ver o anúncio da safra em vídeo, acesse https://www.youtube.com/watch?v=GZmnhC58Zps&t=4357s.

Fonte: Site Fundecitrus | Data da publicação: 26/05/2022

Deixe uma resposta